Carro não será esquecido por jovens, aponta pesquisa

04/12/2018 – Uma pesquisa sobre a relação das diferentes gerações com a mobilidade foi divulgada durante Coletiva de Imprensa da Anfavea, no dia 07 de novembro, e revela o forte desejo de adquirir um carro na cultura brasileira. Realizada pela Spry, empresa de pesquisa presencial, e encomendada pela entidade, o estudo foi realizado em 11 capitais do País e ouviu um total de 1.789 pessoas segmentadas por geração: baby boomers (acima de 56 anos), X (de 36 a 55 anos), Y (de 26 a 35 anos) e Z (até 25 anos). Os entrevistadores foram questionados sobre o uso do carro e outros meios de transporte.

De acordo com a pesquisa, 49% dos baby boomers e 50% da geração X possuem veículos. Este número cai para 39% na geração Y e para 23% na geração Z.

No caso dos entrevistados que não possuem veículos, o estudo questionou sobre o desejo de comprar um nos próximos cinco anos. No resultado, 70% da geração Z afirmaram que desejam adquirir um modelo enquanto 69% dos entrevistados das gerações X e Y também têm a mesma intenção.

“Os resultados foram surpreendentes e tal conhecimento é fundamental para direcionar iniciativas da indústria”, afirmou Antonio Megale, presidente da entidade.

Sobre o número de pessoas que possuem ou não a licença para dirigir (Carteira Nacional de Habilitação/CNH), 35% da geração Z, a mais nova, estão habilitados. Da parcela que diz não possuir a carteira, 91% disseram que pretendem se habilitar. Na geração Y, 52% possuem CNH e 80% dos que não têm pretendem tirar a habilitação. Nos baby boomers e na geração X, os habilitados são 58% e daqueles que não estão, 24% e 59%, respectivamente, ainda pretendem se habilitar.

Sobre os diferentes tipos de meios de transporte, todas as gerações apontaram o carro como o principal: 38% dos baby boomers, 42% da geração X, 41% da Y e 40% da Z. Quem prefere carro como principal forma de se locomover aponta o conforto e a praticidade como principal atributo. O ônibus, que nas gerações dos baby boomers e X era de 15%, cai para 9% nas gerações mais recentes.

Com relação à frequência de uso dos diferentes tipos de transporte, a pesquisa aponta que aplicativos dedicados se apresentam como alternativa e não substituição de outros modais, mesmo nas gerações mais novas: apenas 9% do total de respondentes utilizam aplicativos de transporte como Uber ou 99 todos os dias. Mesmo na geração Z, a mais conectada de todas, 93% já utilizaram aplicativos, mas apenas 13% usam com uma frequência acima de três vezes por semana.

Sobre o futuro, 70% da geração Y e 66% da geração Z acreditam que o carro ainda será o principal meio de transporte no futuro. Do total de respondentes, 34% acreditam que aplicativos de transporte e carona compartilhada representam o papel do carro no futuro, enquanto 32% avaliam que o carro como conhecemos continuará sendo o principal meio de transporte. Apenas 3% acreditam que o carro vai virar item de museu.

fonte: AutoIndústria

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